Programa Na Real amplia atuação e alcança 160 mil adolescentes em quatro meses

 
 
 

Sérgio Junior, Pontes Neto e o Grupo de Teatro do RN Pessoal do Tarará, Equipe na Real São Paulo, Estudantes da escola EE Paulo Freire, em Osasco/SP, Ensaio do grupo de teatro Coletivo Absurdas em BH/MG.

Sensibilizar e mobilizar os adolescentes para refletirem sobre os problemas associados ao consumo precoce e inadequado de bebidas alcoólicas. Este é objetivo do Programa Na Real, do Instituto Aliança, que integra o Programa SMASHED Global, presente em 38 países. Em quatro meses após o início de um novo ciclo do Programa no Brasil, que ocorreu em junho, já foram sensibilizados mais de 160 mil adolescentes em oito estados (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo) e no Distrito Federal, o que representa 30% acima da meta prevista para o período. O Programa Na Real contempla duas vertentes: peça teatral e curta-metragem online, ambas seguidas de debates com os adolescentes, mediados pela equipe do Instituto.

O resultado foi alcançado a partir da consolidação e ampliação da estratégia de implementação do Programa, que incluiu o início de atuação em novas cidades, realização das duas vertentes pedagógicas em todos os estados e readequação da estrutura responsável pela implementação. De acordo com a coordenadora do Programa no Brasil, Neylar Vilar, a renovação e o início de novas parcerias para realização do Programa Na Real já totalizaram 43 instituições públicas e privadas, nos âmbitos estadual e municipal. “Os números revelam a importância e a necessidade desta abordagem inovadora da educação sobre o não consumo de álcool por adolescentes”, explicou Neylar.

A renovação do apoio financeiro da Diageo, celebrado em junho com o IA assegura as condições necessárias para a realização do Plano de Ação Brasil 2023/2024 em suas três linhas de atuação: conscientização dos adolescentes mediante a realização das duas vertentes do Na Real, ampliação das parcerias com instituições educacionais para adesão ao Programa e reconhecimento da relevância do Programa por autoridades educacionais e da área de prevenção ao álcool.

 

Plateia atenta à encenação do Grupo de Teatro Impacto Agasias.

 

Apresentação do Programa Na Real em Osasco/SP.

Apresentação da peça teatral na escola EE Paulo Freire, Osasco/SP.

Impacto nas escolas – A estreia da peça de teatro em Osasco (São Paulo), em Mossoró (Rio Grande do Norte), Belo Horizonte, Contagem, Brumadinho, Pará de Minas, Igarapé e Ribeirão das Neves (Minas Gerais) e no Rio de Janeiro (RJ) ampliou o alcance do Programa, mostrou a importância de tratar o tema nas escolas e ratificou o acerto do uso da arte-educação como linguagem acessível para sensibilização dos adolescentes.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas, Osasco-SP, Rafael Alves, reforçou o impacto positivo da ação e agradeceu a oportunidade de acompanhar o Programa: “O Instituto Aliança está de parabéns com o Programa Na Real. É um orgulho para nós receber um programa com tamanha qualidade, seriedade e comprometimento. Um grande número de estudantes jamais tinha visto uma peça de teatro. Trabalhar com cultura e com um tema tão importante e atual como o não uso de álcool e droga na adolescência é importantíssimo para o desenvolvimento humano. Muito obrigado pelo privilégio de estar acompanhando vocês nas escolas, estou aprendendo bastante”.

Estreia do modelo ao vivo do Programa Na Real nas escolas CEEP Prof. Francisco de Assis Pedrosa e Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, em Mossoró/RN.


Diretor do Coletivo Absurdas de Teatro LTDA, grupo responsável pelas apresentações de teatro em Minas Gerais, Thiago Bomfim Vilela fez questão de compartilhar com a equipe local a sua história de vida e reforçar a importância de fazer parte do Na Real. “A experiência de viver o Programa Na Real tem sido desafiadora. Não consideramos apenas mais um trabalho, tem sido uma missão de vida. Eu tenho motivos pessoais para vestir esta camisa. Tive um coma alcoólico aos 16 anos de idade. Penso que se tivesse acesso a este Programa antes, minha história poderia ser bem diferente. Hoje, limpo do álcool há muitos anos, desejo e invisto neste Programa, para que o maior número de jovens possa fazer escolhas mais responsáveis e conscientes sobre os rumos de suas vidas”, declarou. “Observar as reações, o brilho no olhar pela identificação com os personagens, tem plantado a semente da nossa mensagem. O texto acessível, forte, real, adaptado ao linguajar de nossa região, traz realismo e proximidade e promove conexão entre esses jovens e essa educação positiva”, completou Thiago.

No Rio Grande do Norte, o coordenador pedagógico da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Estado do RN, Mauro Marciel, ressaltou a boa recepção do espetáculo nas escolas da região. “Queremos destacar a importância da parceria iniciada com o Instituto Aliança este ano com o Programa Na Real, que tem como objetivo a prevenção ao uso de álcool. Aqui na 12ª DIREC estamos trabalhando com as duas vertentes, online e teatro, e nossa avaliação é que o Programa tem sido muito bem recepcionado tanto pelas escolas como especialmente pelos estudantes”, disse o coordenador.



Equipe Na Real pronta para a estreia do modelo ao vivo no Rio de Janeiro.

Apresentação da peça teatral nas escolas CEJA Acari e EM Monte Castelo, no Rio de Janeiro.


A aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Francisco de Assis Pedrosa, de Mossoró/RN, Jamile Silva, concorda: “Achei a peça muito interessante por trazer um assunto de extrema importância para a gente que convive como essa realidade do consumo de álcool e saber das consequências para nossas vidas tanto para o presente com para o futuro. É também legal a forma como a peça trouxe o tema porque trata de um assunto sério de forma divertida e interativa”.

Para Rodrigo Pachas, diretor da Escola Municipal Monte Castelo, no Rio de Janeiro, essa forma de abordar a temática é exatamente o diferencial do Programa. “O assunto tem tudo a ver com a realidade que a gente vive, fazemos mediação quase diariamente com os pais dos alunos envolvendo a questão do consumo de álcool. Foi muito pertinente a vinda do Na Real para tratar desse assunto, até mesmo pela linguagem, atores jovens, música, tudo muito bacana, e os jovens conseguem absorver muito mais do que conselhos”, comentou o diretor.



Apresentação da peça na escola EE Nair de Oliveira Santana, em Minas Gerais.

 

Debate com os alunos da Escola Municipal João Durval Carneiro, em Feira de Santana/BA.

 

Pontes Neto conduzindo debate com alunos do Centro Estadual de Educação Francisco de Assis, em Mossoró/RN, após estreia da peça de teatro.


Novas parcerias – O início de nova parceria para realização do Programa Na Real foi celebrado no dia 31 de agosto, com a assinatura do Acordo de Cooperação firmado entre o Instituto Aliança e a Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia. O evento foi realizado no gabinete do prefeito Colbert Martins Filho e contou com a presença da diretora do IA, Adenil Vieira, dos secretários municipais do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão; de Desenvolvimento Social, Denilton Brito; de Projetos Especiais, Carlos Geilson; do Chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, e do superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey.

De acordo com a Secretária de Educação, Anaci Paim, em entrevista ao portal local Acorda Cidade, “esta é uma ação educativa de um programa que tem abrangência internacional, e o nosso propósito é integrá-la a outras atividades realizadas para potencializar ainda mais o trabalho realizado pela Secretaria com os estudantes”.


 

Gustavo Reis Brito, aluno do 8º ano da E. M. Oswaldo Cruz, em Belo Horizonte/MG.

 

Conversa com Dr. Rafael, presidente do COMPOD de Osasco, para a Rede Social de Osasco.


Saiba mais – O Smashed Global foi desenvolvido pela Collingwood Learning e patrocinado pela Diageo Internacional, tendo o Instituto Aliança como executor no Brasil, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O Programa, mundialmente conhecido como Smashed, e no Brasil como Na Real, sensibiliza e provoca debates com adolescentes acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, utilizando a arte e o diálogo como ferramentas pedagógicas na apresentação de uma peça teatral presencial ou um filme curta-metragem online, com dinâmicas interativas mediadas por técnicos do IA e das demais organizações na América Latina. Para saber mais sobre o Programa acesse: https://nareal.org/ (em português) e https://www.smashedproject.org/ (em inglês) e no Instagram: @narealjovem e @smashed_lac.


 

Acordo de Cooperação entre a prefeitura, a Secretaria de Educação de Feira de Santana e o Instituto Aliança.

 

Secretária Anaci Paim, entre Adenil Vieira e Rebeca Ribas, do IA, prof. Marta e Wilson Falcão, prefeitura.

Cerimônia de assinatura do Acordo com a Prefeitura de Feira de Santana.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br