TPPF promove 3ª capacitação de professores, intercâmbio com Programa InteliGENTES! e entrega cadernos pedagógicos para 1184 estudantes de São João da Barra (RJ)

 
 
 

Equipe do TPPF e do Programa InteliGENTES!, coordenadora-geral da SEMED e coordenadora da disciplina Projeto de Vida em atividade de capacitação. Professora Roberta Manhães em atividade de capacitação. Raquel Veiga, coordenadora pedagógica, realiza capacitação de professores no CMEA II, em Grussaí. Profs. Alex Gonçalves posa para foto na capacitação no CMEA II. Profas. Vanessa Rosa e Nayara Rangel participam de estudo de caso na capacitação.


O início do segundo semestre para o Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, foi marcado por intercâmbio entre programas, capacitação de professores e entrega de kits pedagógicos para alunos. Entre 26 e 28 de junho, as equipes TPPF e SEMED tiveram um encontro formativo com os coordenadores do Programa InteliGENTES!. Nos dias 5 a 7 de julho, foi realizada a terceira capacitação de professores de 2023, e no início de agosto, um total de 1184 estudantes comemoraram a entrega dos cadernos pedagógicos do Programa TPPF.

Capacitação para a 3ª fase – A terceira capacitação de professores no ano de 2023 aconteceu no Centro Municipal de Educação Avançada II, em Grussaí, em São João da Barra. A formação dos 11 professores faz parte da implementação da disciplina Projeto de Vida na matriz curricular das 12 escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino. A disciplina foi implementada no 6º, 9º ano e nas turmas de correção de fluxo, Acelera III, e será inserida nas demais séries finais do Ensino Fundamental nos próximos dois anos. Com carga horária de 24 horas, a capacitação contou com a participação das coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Janaína Monteiro e Karolyne Alves. Segundo os professores presentes, a atividade foi uma oportunidade para aprofundar os aprendizados na metodologia de Projeto de Vida do IA e renovar as energias para o próximo semestre letivo.

 

Joana Brandão e Pontes Neto, coordenadores do Programa InteliGENTES!, em integração com a equipe do TPPF no Rio de Janeiro.

 

Coordenadores, educadores e apoio administrativo TPPF, coordenadora da SEMED e coordenadores do Programa InteliGENTES!.


 

Gleison Abreu, professor da disciplina Projeto de Vida, participa da capacitação dos dias 5 a 7 de julho.

 

Professora Vanessa Rosa partilha suas experiências em atividade de preparação para a fase 3 da disciplina Projeto de Vida.

A formação abrangeu o estudo dos planos de aula e a aplicação das vivências do itinerário formativo para a 3ª fase (3º bimestre). Os professores relataram segurança para aplicar as técnicas e estratégias metodológicas após as formações. A professora Vanessa Rosa, que dá aulas na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, contou que se sentia insegura e agora se sente mais confortável e ambientada com a disciplina. “Participar das capacitações sempre renova minhas forças para continuar e realizar um trabalho ainda melhor”, disse.

Encontro formativo com InteliGENTES! – As equipes TPPF e SEMED tiveram no mês anterior um encontro formativo em São João da Barra com os coordenadores do Programa InteliGENTES!, do IA, que acontece no Ceará, Pontes Neto e Joana Brandão. A capacitação contou ainda com a presença da coordenadora-geral da SEMED, Janaína Monteiro, e da coordenadora da disciplina Projeto de Vida, Karolyne Alves. A atividade aconteceu em São João da Barra e foi um momento de partilha das teorias, práticas e experiências do programa de desenvolvimento socioemocional, que acontece nas escolas cearenses há três anos. Para Karolyne Alves, coordenadora da SEMED, “as capacitações têm sido inspiradoras, sessões interativas de orientação profissional e projetos práticos que conectam o aprendizado em sala de aula com a aplicação no mundo real”.

 

Profas. Nayara Rangel e Vanessa Rosa na capacitação dos dias 05 a 07 de julho.

 

Em círculo, professores participam de desafio da caneta, atividade que faz parte do itinerário formativo dos alunos, na capacitação de 5 a 7 de julho.


 

Equipe TPPF e professores da disciplina Projeto de Vida no CMEA II na capacitação dos dias 5 a 7 de julho.

 

Entre abraços, professores e equipe TPPF.

Professores e coordenadora da SEMED, coordenadoras, educadoras e apoio administrativo TPPF, em momento de descontração na capacitação de professores que aconteceu entre os dias 5 a 7 de julho no CMEA II, em Grussaí.

Opinião de alunos e dos professores – Paz, alegria, respeito e diversão foram algumas das palavras citadas pelos alunos que já frequentaram as aulas da disciplina Projeto de Vida. É o que contam os professores. Reconhecida como a disciplina preferida pelos estudantes, os educadores relatam que são abordados nos corredores das escolas por adolescentes ansiosos pelas atividades da aula seguinte. “Eu aprendi a ter mais empatia e a respeitar a diversidade. Comecei a pensar em mim mesma e passei a perceber as minhas emoções”, contou Karla Peixoto, aluna de 6º ano da E.M. Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, 5º distrito sanjoanense.

Wanessa Marcílio, aluna de 9º ano da E.M. Manoel Ducas de Brito, no distrito de Caetá, também fez sua partilha: “As aulas de projeto de vida têm sido como uma terapia para mim. Eu converso sobre tudo, desabafo, compartilho minhas ideias. Nas aulas, eu sinto muita alegria, paz e tranquilidade, porque é um lugar em que posso conversar sobre tudo que eu penso”.

O relato da professora Nayara Rangel demonstra que esses aprendizados são percebidos pelos professores: “Ao trabalhar com uma disciplina socioemocional, eu não me deparo com alunos simplesmente, mas com pessoas, histórias e vivências. Um aluno disse que a aula do espelho foi importante porque antes ele não gostava de se olhar no espelho. Outro aluno disse que aprendeu a não ter preconceitos. Vi um aluno pedir um minuto da aula para pedir perdão ao colega de classe porque havia discutido com ele. Tudo isso é a prova de que a vida dos meus alunos está sendo transformada”, contou Nayara.


 

Alunos da escola Luiz Gomes em atividade da disciplina Projeto de Vida.

 

Alunos em atividade da aula de Projeto de Vida com o professor Alex Gonçalves na E.M. Luiz Gomes, na comunidade de Injeitado.


Cadernos pedagógicos – A entrega dos cadernos pedagógicos do Programa TPPF para os 1184 estudantes foi comemorada por todos que aguardavam ansiosos a chegada do material. Entregues no início do mês de agosto, os materiais facilitam a aplicação do itinerário formativo. Janaína Monteiro, coordenadora da SEMED, mencionou a satisfação em ver a disciplina, dando mais um passo importante: “Ficamos felizes por poder contribuir com mais essa etapa da disciplina que tem somado forças com nossa equipe para as transformações na educação que desejamos em nosso município”.

De acordo com a coordenadora local do Programa, Luciana Oliveira, as trocas entre as equipes do IA e da SEMED têm sido fundamentais para o sucesso da disciplina no município. “O Instituto Aliança e o parceiro investidor Chevron Brasil caminham para seu 6º ano de parceria com o município de São João da Barra, fortalecendo as bases de um programa que vem colhendo significativos resultados e que tende a se tornar política pública nos próximos anos”, comemorou a coordenadora.

Visita da Chevron – No dia 17 de maio de 2023, o Programa TPPF recebeu a visita de Charles Guerra, gerente de Políticas e Relações Governamentais da Chevron Brasil. Um dos objetivos da visita foi a reunião com Alexandre Magno, chefe de gabinete e representante, na ocasião, da prefeita Carla Caputi. A reunião contou com a presença de Cláudio Adão, subsecretário de Educação, e de Janaína Monteiro, coordenadora-geral da SEMED, além da coordenadora local do TPPF, Luciana Oliveira. Na ocasião, foram apresentados os resultados do Programa TPPF em 2022, o status da disciplina Projeto de Vida em 2023 e ainda foi realizada a entrega do Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e o Instituto Aliança, para implementação e execução da disciplina nas escolas de Ensino Fundamental II da rede municipal. Charles Guerra ainda visitou uma turma de 6º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, aproveitando para escutar dos estudantes suas impressões e opiniões a respeito da disciplina Pprojeto de Vida. Na voz dos alunos, foi unânime o destaque da importância de pensar sobre suas emoções e sentimentos para viver melhor e colher melhores resultados de desempenho em suas vidas e relacionamentos. “As turmas de 6º ano foram incluídas no Programa TPPF apenas em 2023, e observar esses resultados na voz dos alunos, desde o início da disciplina, gera expectativas do sucesso que esperamos colher nos próximos anos”, relatou Charles Guerra.


 

Cláudio Adão, subsecretário de Educação, Alexandre Magno, chefe de gabinete, Luciana Oliveira, coordenadora TPPF, Janaína Monteiro, coordenadora da SEMED, e Charles Guerra, gerente de Políticas e Relações Governamentais da Chevron.

 

Charles Guerra, gerente de Políticas e Relações Governamentais da Chevron, visita turma de 6º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, em São João da Barra.

 

Charles Guerra, gerente de Políticas e Relações Governamentais da Chevron, em roda de conversa com turma do 6º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa.

 

Equipe TPPF, recebe Charles Guerra, da Chevron.

 

Professora Kariny Barreto em círculo com alunos do CMEA I em Mato Escuro, 5º distrito de São João da Barra.

 

Alunos em atividade da disciplina Projeto de Vida na E.M. Newton Alves.

 

Aluna realiza atividade no caderno pedagógico do TPPF no CMEA de Mato Escuro.

 

 

Aluna realiza atividade no caderno pedagógico do TPPF na E.M. Amaro de Souza Paes.

Alunos em círculo na aula de Projeto de Vida na E.M. Newton Alves, com a professora Milena Abreu.

Saiba mais – O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro, patrocinado pela Chevron Brasil e executado pelo Instituto Aliança em parceria com a Secretaria de Educação do município de São João da Barra, vem implementando, desde 2018, novas práticas na rede de ensino do município, no 9º ano do Fundamental II, combatendo a evasão escolar e estimulando e instrumentalizando as/os adolescentes para a construção dos seus projetos de vida, melhoria do desempenho escolar e continuidade dos estudos.


 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br