Lillyan de Santana Rodrigues Teixeira: "Todos nós vencemos juntos”. Um trabalho realizado a diversas mãos, unindo competências pedagógicas e de gestão. Marina Felix, Rafaela Leão, Estevão Vitorino, Daniel Barros e Micaías Paiva. Bianca Costa (à esq.) e Lillyan Rodrigues ao receberem o certificado, com muita alegria.
|
Após cinco meses de intenso aprendizado, envolvendo programação em linguagens como Python e Java, além de formação em banco de dados e desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills), chegou o momento tão esperado pelos 88 jovens participantes do Programa Com.Domínio Digital 4.0 (CDD 4.0), em Pernambuco: a certificação. A cerimônia, realizada no dia 10 de agosto, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, em Recife, foi marcada por depoimentos emocionantes.
Na abertura, as mestres de cerimônia Bianca Rodrigues Costa e Lillyan de Santana Rodrigues Teixeira deram as boas-vindas ao público. Bianca compartilhou com entusiasmo: “Hoje, a linha de código que construímos é a da felicidade e da celebração porque, afinal, chegamos até aqui”. Sua colega, Lillyan, acrescentou: “Superamos medos, timidez, ansiedade e incerteza. Todos nós vencemos juntos”.
Os jovens das quatro turmas de 2023.1, que ingressaram após um disputado processo seletivo com cem matriculados, se destacaram pelo engajamento e deixaram uma marca com seus emocionantes depoimentos sobre o impacto da formação em suas vidas. “O CDD foi importante para mim, tanto em encontrar minha identidade profissional em uma nova área quanto em abrir portas para novas experiências. Além disso, proporcionou-me uma visão mais clara do mercado da tecnologia. No CDD, tive a oportunidade de aprender sobre programação e começar do zero. E conheci pessoas incríveis que estiveram ao meu lado nessa caminhada”, compartilhou Sara Santos Chagas, uma das formandas. Estevão Vitorino da Silva fez questão de demonstrar a importância em participar do Programa: “Você deseja uma mudança? Eu quis, e o CDD 4.0 me apresentou uma oportunidade para isso”.
Vídeo de depoimentos do CDD 4.0 2023.1. |
Lillyan Rodrigues (à esq) e Bianca, mestres de cerimônia, dão as boas-vindas aos convidados da certificação. |
|
Hugo Fernandes, orador da turma, aprendeu com a formação que "as mudanças e o aprendizado devem ser constantes na vida". |
Para a jovem Brenda Miranda, o CDD representou florescimento e esperança. |
|
Jovem Estevão Vitorino Silva: "Eu desejei a mudança e o CDD 4.0, me mostrou uma oportunidade". |
Futuro melhor – No telão, uma apresentação de fotografias homenageou os jovens, relembrando todas as experiências e conhecimentos adquiridos durante o Programa. Uma sequência de imagens resgatou com sensibilidade a atmosfera da sala de programação, as tarjetas coloridas com os nomes das competências socioemocionais, as diversas etapas do processo de seleção, a semana de boas-vindas, as horas dedicadas a escrever código e a superar desafios, o sarau cultural, as inspiradoras oficinas de desenvolvimento pessoal e social, as aulas de programação e até mesmo o edifício da Softex. O Programa possibilita o ingresso de jovens à formação com direito a passagens, uniforme, lanche e acompanhamento individualizado. Cada momento especial foi revivido de forma impactante.
Nas palavras de Brenda Miranda, “o CDD representou o amadurecimento e o florescimento de alguns, o motivo de levantar da cama diariamente de outros e também o suspiro e a esperança em tempos de incerteza”. O colega Hugo Fernandes Silva de Melo, o orador da turma de formandos de 2023.1, também deixou seu depoimento: “Participei da formação totalmente aberto a mudanças e com a mente disposta a ser lapidada ao máximo, sem resistência. Agora, compreendo com clareza que o processo é contínuo. A formação me ensinou que mudanças e o aprendizado no âmbito pessoal devem ser constantes também”.
Homenagens e destaques – A formanda Ana Lessa, que migrou da medicina veterinária para programação e vivenciou a formação no CDD 4.0 como o primeiro passo na direção da nova carreira, representou todos os colegas na homenagem prestada aos professores e à equipe técnica do Instituto Aliança (IA).
Os jovens Estevão Vitorino e Messias Acacy Ferreira de Lima, que obtiveram 100% de presença e aproveitamento de plataforma, foram destacados. A dupla obteve resultados extraordinários, na opinião dos formadores, e seus colegas de turma também alcançaram um índice alto de frequência, de 90.4%.
Diretora do IA, Adenil Vieira vibra com jovens e sua conquista. |
|
Isis Monteiro, do Instituto Portal, trabalhando para abrir mais portas. |
O coordenador pedagógico Daniel Barros destacou a importância das parcerias para a realização do Programa. |
|
Coordenadora nacional de inserção do IA, Solange Leite, faz a leitura oficial do certificado. |
Depois de 330 horas de formação, o momento tão esperado de entrega dos certificados. |
Parceiros – O coordenador do CDD 4.0, Daniel Barros, destacou os parceiros financiadores da Fundação Lenovo e do Instituto Ambikira e agradeceu a todos aqueles que estiveram tão próximos: “Essa é uma iniciativa que envolve muitas pessoas e instituições, todas com um propósito comum”. Em seguida, Daniel convidou Isis Monteiro, coordenadora de projetos sociais do Instituto Portal Social da Ponte, local onde o CDD realizou oficinas de soft skills e outras atividades propostas pela formação. “A missão do Instituto Aliança está alinhada com a do Instituto Portal, ambos trabalhando para abrir as portas em direção a um futuro melhor”, destacou Isis. A coordenadora nacional de Inserção, Solange Leite, fez a leitura oficial dos certificados e agradeceu à Universidade Estadual do Ceará, por meio da pró-reitora de Extensão, responsável pela certificação do CDD 4.0 em 2023.1.
A diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira, contou um pouco da história do projeto: “O CDD foi o nosso primeiro programa de empregabilidade, em 2005, e era um programa que incluía iniciação à informática. É muito emocionante a gente ver essa trajetória, o quanto amadurecemos desde 2005, quando começamos a aprender sobre a educação profissional de jovens, e ver a maturidade que alcançamos hoje”.
O Programa CDD 4.0 e o Instituto Aliança são reconhecidos como uma das principais referências na área de educação profissional de jovens. Mas o mais importante, segundo Adenil, “é o quanto, cada vez mais, o Programa impacta a vida dos jovens e das famílias. Entre os jovens das turmas de 2022.2, 80% já estão inseridos no mercado. E, em breve, será a vez dos recém- certificados conquistarem o primeiro emprego”.
Equipe pedagógica do CDD 4.0 recebe aplausos dos jovens e parceiros. |
|
A jovem Pérola Iuly Caraciolo, da turma 2023.1, ao lado da mãe, além de Adenil Vieira e parceiras do IA. |
A diretora Adenil Vieira e o coordenador pedagógico com parceiros do CDD 4.0. |
A foto do grupo registra a emoção de todos e o momento mais importante da certificação dos jovens do CDD 4.0, de 2023.1. |
Saiba mais – O Com.Domínio Digital 4.0 é uma iniciativa do Instituto Aliança, em parceria com a Fundação Lenovo, Fundação Forge, Instituto Ambikira, Softex Recife e Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Programa prepara jovens programadores em linguagens que estão em alta no mercado de tecnologia, como Python e Java, e banco de dados, com formação em habilidades emocionais importantes para o mundo do trabalho. É dirigido para jovens da Região Metropolitana do Recife que tenham renda familiar de até três salários mínimos.
A certificação foi realizada no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, em Recife, em agosto. |
|