Viva Cidadania certifica educadores, adolescentes e jovens de três municípios baianos

 
 
 

IA e parceiros locais na entrega de certificados aos/às profissionais. A ginga precisa dos jovens de Licínio de Almeida. Reconhecimento à equipe técnica durante a fala de Ilma Oliveira, direcionada a Adriana Nascimento. Público presente e atento durante o evento.


O Projeto Viva Cidadania certificou, no dia 21 de julho, 85 pessoas, entre professores, adolescentes e jovens que participaram das capacitações sobre Esportes e Enfrentamento da Violência de Gênero oferecidas pelo Projeto. A cerimônia de certificação foi realizada no dia 21, no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no município de Licínio de Almeida. O Viva Cidadania é uma iniciativa da BAMIN implementada desde 2021 pelo Instituto Aliança nos municípios baianos de Caetité, Castro Alves, Licínio de Almeida e Pindaí.

Do total das pessoas certificadas, foram 23 professores e educadores que participaram do curso de Educação pelo Esporte, 24 adolescentes e jovens da Oficina de Comunicação com foco no Enfrentamento das Violências contra Crianças, Adolescentes e Jovens e 38 professores que realizaram a Capacitação de Educadores/as no enfrentamento das violências contra crianças, adolescentes e jovens.

O evento contou com a participação cultural do Grupo de Capoeira Abiú Brasil, coordenado pelo Mestre Joaquim, da comunidade quilombola de São Domingos. Estiveram presentes a secretária de Educação do município, Mychelly Teles; o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Eston Souza da Silva; a secretária de Desenvolvimento Social, Laurentina Brito; e os vereadores Lindineia Oliveira e Erlan Batista. A BAMIN foi representada por Francisco Coelho, Ana Paula Dias e Bruno Silva. O IA foi representado por Ilma Oliveira, Adriana Nascimento e a professora do Curso de Educação pelo Esporte, Aderlúcia Nascimento.

O voo dos jovens capoeiristas coordenados pelo Mestre Joaquim, da comunidade quilombola de São Domingos.

 
Roda de capoeira com jovens quilombolas de Licínio de Almeida.
 

Mais da apresentação do Grupo de Capoeira Abiú Brasil.


Enfrentamento da Violência contra Mulher – Em Castro Alves e Pindaí, aconteceram a conclusão do primeiro ciclo da formação e a quarta capacitação do Viva Cidadania com foco no tema da violência contra a mulher e a finalização da construção dos fluxos, dos protocolos e o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Pindaí, as atividades aconteceram de 3 a 5 de julho, e em Castro Alves, de 17 a 19 de julho.

“Esses produtos ocorrem a partir da construção do Comitê em cada um desses municípios. Nós também acompanhamos esse trabalho do Comitê a partir da construção desses produtos, que são os instrumentos de organização da rede de proteção, previstos na Lei 13.431”, explicou a consultora de Direitos Humanos do Instituto Aliança, Sandra Santos. Em Castro Alves, foram 23 profissionais capacitados, e o destaque foi para a participação dos adolescentes que integram o Comitê e participaram tanto da construção dos fluxos quanto do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual.

 

Ilma, Adriana e Aderlúcia, da equipe do IA, com Ana Paula, parceira da BAMIN.


 

Ilma Oliveira, diretora técnica do IA, em momento de fala ao lado do parceiro financiador Francisco Coelho, da BAMIN.

 

Ilma Oliveira e a secretária Michele Teles.


 

Adolescente recebendo o certificado pelas mãos de Adriana Nascimento.


Em Pindaí, a capacitação resultou em 63 profissionais formados e houve a realização de uma reunião do comitê intersetorial para o fechamento do plano de ação e elaboração das atividades previstas. “Essa capacitação foi de grande valia e aprendizado para todos, e isso refletirá no trabalho do município a médio e longo prazo”, avaliou Claudilene Sales de Jesus, técnica da Seduc Castro Alves. “Pude conhecer mais sobre as violências de gêneros e ampliar o meu olhar sobre o tema. Em relação à construção da oficina de fluxos, foi um momento ímpar entre os profissionais da rede, que também contou com a participação ativa dos adolescentes. Naquele momento, a gente pôde construir aos poucos todas as etapas dos procedimentos e conhecer os serviços que o município dispõe”, completou Claudilene.

A adolescente Beatriz dos Santos de Jesus, estudante do Colégio Municipal Zulmira Magalhães Nascimento, em Castro Alves, também expressou sua satisfação: “Gostei muito da capacitação, achei que foi uma ferramenta muito importante para todo o meu aprendizado. Aprendi a fazer elaboração de regimento, passei a saber qual instituição eu poderia buscar para ajudar pessoas que sofrem algum tipo de abuso e violência e como meu papel como adolescente é de suma importância nos conselhos”.

Em Caetité, adolescentes que participaram das oficinas de direitos humanos promovida pelo Viva Cidadania foram premiados em um concurso de redação. A cerimônia de entrega contou com a presença de Ana Paula, representante da BAMIN, apoiadora do Projeto.

Momento de entrega de certificados pelas mãos de integrantes da equipe do IA, da BAMIN e de parceiros locais.

Homenagem e agradecimentos da secretária de Educação, Michelle Teles, à BAMIN e ao Instituto Aliança, nas pessoas de Ana Paula e Ilma Oliveira, pelo apoio à educação municipal.

Educadores, adolescentes e mobilizadores sociais em um registro repleto de emoção e sensação de dever cumprido.


Saiba mais – O Projeto Viva Cidadania é uma iniciativa da BAMIN implementada desde 2021 pelo Instituto Aliança nos municípios de Caetité, Licínio de Almeida, Castro Alves e Pindaí, contando com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para a certificação dos profissionais. O Projeto visa ao fortalecimento da Rede de Proteção de crianças, adolescentes, jovens e mulheres, por meio de um conjunto articulado de atividades de formação presencial e remota de profissionais; à supervisão para a qualificação dos serviços; ao acompanhamento técnico; ao desenvolvimento de plano de ação pelos participantes; à aplicação dos conhecimentos no cotidiano do trabalho; e à certificação formalizada.

 

Prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, e sua equipe durante a cerimônia da premiação.

 

Profissionais dos serviços da Rede de Proteção local na mesa de premiação.

Adolescentes premiadas acompanhadas do prefeito e equipe da gestão municipal.

Adolescentes durante a cerimônia de premiação das melhores redações sobre violência sexual - 18 de maio.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br