|
IA e parceiros locais na entrega de certificados aos/às profissionais. A ginga precisa dos jovens de Licínio de Almeida. Reconhecimento à equipe técnica durante a fala de Ilma Oliveira, direcionada a Adriana Nascimento. Público presente e atento durante o evento. |
O Projeto Viva Cidadania certificou, no dia 21 de julho, 85 pessoas, entre professores, adolescentes e jovens que participaram das capacitações sobre Esportes e Enfrentamento da Violência de Gênero oferecidas pelo Projeto. A cerimônia de certificação foi realizada no dia 21, no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, no município de Licínio de Almeida. O Viva Cidadania é uma iniciativa da BAMIN implementada desde 2021 pelo Instituto Aliança nos municípios baianos de Caetité, Castro Alves, Licínio de Almeida e Pindaí.
Do total das pessoas certificadas, foram 23 professores e educadores que participaram do curso de Educação pelo Esporte, 24 adolescentes e jovens da Oficina de Comunicação com foco no Enfrentamento das Violências contra Crianças, Adolescentes e Jovens e 38 professores que realizaram a Capacitação de Educadores/as no enfrentamento das violências contra crianças, adolescentes e jovens.
O evento contou com a participação cultural do Grupo de Capoeira Abiú Brasil, coordenado pelo Mestre Joaquim, da comunidade quilombola de São Domingos. Estiveram presentes a secretária de Educação do município, Mychelly Teles; o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Eston Souza da Silva; a secretária de Desenvolvimento Social, Laurentina Brito; e os vereadores Lindineia Oliveira e Erlan Batista. A BAMIN foi representada por Francisco Coelho, Ana Paula Dias e Bruno Silva. O IA foi representado por Ilma Oliveira, Adriana Nascimento e a professora do Curso de Educação pelo Esporte, Aderlúcia Nascimento.
 |
O voo dos jovens capoeiristas coordenados pelo Mestre Joaquim, da comunidade quilombola de São Domingos. |
Roda de capoeira com jovens quilombolas de Licínio de Almeida.
|
|
Mais da apresentação do Grupo de Capoeira Abiú Brasil. |
Enfrentamento da Violência contra Mulher
– Em Castro Alves e Pindaí, aconteceram a conclusão do primeiro ciclo da formação e a quarta capacitação do Viva Cidadania com foco no tema da violência contra a mulher e a finalização da construção dos fluxos, dos protocolos e o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Pindaí, as atividades aconteceram de 3 a 5 de julho, e em Castro Alves, de 17 a 19 de julho.
“Esses produtos ocorrem a partir da construção do Comitê em cada um desses municípios. Nós também acompanhamos esse trabalho do Comitê a partir da construção desses produtos, que são os instrumentos de organização da rede de proteção, previstos na Lei 13.431”, explicou a consultora de Direitos Humanos do Instituto Aliança, Sandra Santos. Em Castro Alves, foram 23 profissionais capacitados, e o destaque foi para a participação dos adolescentes que integram o Comitê e participaram tanto da construção dos fluxos quanto do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual.
Ilma, Adriana e Aderlúcia, da equipe do IA, com Ana Paula, parceira da BAMIN.
|
|
Ilma Oliveira, diretora técnica do IA, em momento de fala ao lado do parceiro financiador Francisco Coelho, da BAMIN. |
Ilma Oliveira e a secretária Michele Teles.
|
|
Adolescente recebendo o certificado pelas mãos de Adriana Nascimento. |
Em Pindaí, a capacitação resultou em 63 profissionais formados e houve a realização de uma reunião do comitê intersetorial para o fechamento do plano de ação e elaboração das atividades previstas. “Essa capacitação foi de grande valia e aprendizado para todos, e isso refletirá no trabalho do município a médio e longo prazo”, avaliou Claudilene Sales de Jesus, técnica da Seduc Castro Alves. “Pude conhecer mais sobre as violências de gêneros e ampliar o meu olhar sobre o tema. Em relação à construção da oficina de fluxos, foi um momento ímpar entre os profissionais da rede, que também contou com a participação ativa dos adolescentes. Naquele momento, a gente pôde construir aos poucos todas as etapas dos procedimentos e conhecer os serviços que o município dispõe”, completou Claudilene.
A adolescente Beatriz dos Santos de Jesus, estudante do Colégio Municipal Zulmira Magalhães Nascimento, em Castro Alves, também expressou sua satisfação: “Gostei muito da capacitação, achei que foi uma ferramenta muito importante para todo o meu aprendizado. Aprendi a fazer elaboração de regimento, passei a saber qual instituição eu poderia buscar para ajudar pessoas que sofrem algum tipo de abuso e violência e como meu papel como adolescente é de suma importância nos conselhos”.
Em Caetité, adolescentes que participaram das oficinas de direitos humanos promovida pelo Viva Cidadania foram premiados em um concurso de redação. A cerimônia de entrega contou com a presença de Ana Paula, representante da BAMIN, apoiadora do Projeto.
 |
Momento de entrega de certificados pelas mãos de integrantes da equipe do IA, da BAMIN e de parceiros locais. |
Homenagem e agradecimentos da secretária de Educação, Michelle Teles, à BAMIN e ao Instituto Aliança, nas pessoas de Ana Paula e Ilma Oliveira, pelo apoio à educação municipal. |
Educadores, adolescentes e mobilizadores sociais em um registro repleto de emoção e sensação de dever cumprido. |
Saiba mais – O Projeto Viva Cidadania é uma iniciativa da BAMIN implementada desde 2021 pelo Instituto Aliança nos municípios de Caetité, Licínio de Almeida, Castro Alves e Pindaí, contando com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para a certificação dos profissionais. O Projeto visa ao fortalecimento da Rede de Proteção de crianças, adolescentes, jovens e mulheres, por meio de um conjunto articulado de atividades de formação presencial e remota de profissionais; à supervisão para a qualificação dos serviços; ao acompanhamento técnico; ao desenvolvimento de plano de ação pelos participantes; à aplicação dos conhecimentos no cotidiano do trabalho; e à certificação formalizada.
Prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, e sua equipe durante a cerimônia da premiação.
|
|
Profissionais dos serviços da Rede de Proteção local na mesa de premiação. |
Adolescentes premiadas acompanhadas do prefeito e equipe da gestão municipal. |
Adolescentes durante a cerimônia de premiação das melhores redações sobre violência sexual - 18 de maio. |
|
|