Jovens de Pernambuco, São Paulo e Bahia comemoram a conclusão de um ciclo de autoconhecimento e preparação para o trabalho, no Projeto Rotas e Travessias

 
 
 

Jovens, equipe e direção do Instituto Aliança na certificação online dos jovens de SP, BA e PE do Programa Rotas e Travessias. Rodrigo Kon e Vanessa Finkelstein, da Forge, Ilma Oliveira e Roberta Albuquerque, do IA, encontram-se em Buenos Aires para desenhar o Programa.


O projeto piloto de formação para empregabilidade Rotas e Travessias, uma parceria Forge e Instituto Aliança (IA), teve sua conclusão no dia 31 de agosto com emocionante cerimônia de certificaçãoOs resultados mostraram ser possível criar engajamento, conexão e impacto, mesmo em programas 100% online. Os 58 jovens concluintes, residentes nos estados de Pernambuco, São Paulo e Bahia, participaram e conduziram o momento especialmente organizado por eles e elas, criando uma atmosfera de êxito, satisfação e alegria pela caminhada trilhada e aprendizados compartilhados.

Acompanhados de seus familiares, os formandos deram depoimentos emocionantes sobre seus percursos. Para iniciar, a música “Continuação de um sonho”, de BK, trouxe a ideia de que somos a continuação de um sonho e do legado transmitido pelas gerações anteriores. Os jovens Gustavo Nogueira, de Pernambuco, e Solange Santos de Andrade, da Bahia, mestres de cerimônia, deram as boas-vindas a todos e relembraram a trajetória de cinco meses e os aprendizados sobre as habilidades socioemocionais e as orientações sobre o mercado de trabalho oferecidos pelo Programa.

“Fazer parte dessa formação foi uma experiência transformadora. Ela nos proporcionou um novo olhar sobre nossa carreira, nossos sonhos, nossas dúvidas e nossos medos”, disse Gustavo.

 

A formação do Rotas tem 3 eixos, o primeiro aborda “a relação consigo mesmo”.

 

Quem sou eu? Do que gosto? O que penso? O que desejo construir?

 

No eixo 2 da formação, a turma de PE debate “a relação com os outros”.

 

A turma do Rotas da Bahia aprende a se comunicar com empatia.

Gysllainy Ingrid Rodrigues dos Santos, da turma de Pernambuco, compartilhou seu depoimento: “O Rotas não só nos prepara para o mercado de trabalho, mas também para a vida. A formação nos ensina a como nos expressar, a como ocupar os nossos espaços, a como ter o nosso lugar de fala, a estar prontos para o mercado de trabalho, e para a vida também. No Rotas temos um abrigo seguro, onde nos dias mais difíceis eu encontrei aconchego, força, ânimo e acolhimento”. A jovem disse ainda que o Programa ultrapassa as telas do celular e do notebook: “Ele nos tornou pessoas com mais empatia, com mais compaixão, com um olhar ao próximo mais acolhedor, fazendo tudo o que gostaríamos que fizessem conosco”.

Os parceiros da Fundação Forge - o presidente Rodrigo Kon e a diretora pedagógica Vanesa Finkelstein - acompanharam a certificação, de Buenos Aires, Argentina, e cumprimentaram os jovens pela trajetória e pela conquista. A diretora do Instituto Aliança, Ilma de Oliveira, comemorou a longa parceria de 15 anos com a Fundação Forge e dirigiu-se aos jovens citando a frase do sociólogo francês Edgar Morin: “Educar é navegar em um oceano de incertezas, em meio a arquipélagos de certeza”. E continuou: “A certeza, para vocês, é o projeto de vida que construíram”, disse Ilma. Também participaram da certificação a coordenadora nacional de Inserção Solange Leite e a coordenadora pedagógica Roberta Albuquerque.

 

O eixo 3 da formação trata sobre “a relação com o mundo do trabalho". O vídeo mostra diálogo entre candidato e empregador.

 

Jovens fazem exercício que os desafia a trabalhar colaborativamente.

 

Certificação online acontece no dia 31 de agosto e reúne jovens de SP, BA e PE.

 

Solange Andrade, da Bahia, é mestre de cerimônia das turmas de 2023.1.


A formação – O Rotas e Travessias é um projeto piloto do IA com a Fundação Forge. Ele foi estruturado conjuntamente pelas equipes das duas organizações. Concebido para ser uma formação online, teve como foco jovens de 17 a 24 anos, que buscam se preparar para o mercado de trabalho.

As atividades iniciaram em março de 2023 em Pernambuco, São Paulo e Bahia, com a criação de uma turma para cada estado. A formação foi pensada para apoiar os jovens no desenvolvimento de competências como autoconhecimento, empatia, colaboração, liderança, resiliência e pensamento crítico, habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas na hora de contratar novos funcionários, como afirmou a coordenadora pedagógica do programa, Lucilli Parolini. “A experiência de participar do Rotas e Travessias conectou os jovens a suas habilidades socioemocionais. Os programas de empregabilidade juvenil do Instituto Aliança alcançam, em média, mais de 70% de inserção no mercado de trabalho após a formação, e essas habilidades desenvolvidas podem fazer a diferença no início de qualquer carreira escolhida pelo jovem”, pontuou Lucilli.

Vídeo Retrô Rotas.

 

Com a formação, a jovem Joelma Alves, do Rotas em São Paulo, conseguiu melhorar sua timidez e autogestão.

 

Segundo Rayane Carvalho, jovem da turma de Pernambuco, “com o Rotas eu consegui desenvolver a comunicação, lidar com situação de extrema pressão”.

 

“Depois da formação, vejo as situações com outra perspectiva”, contou a jovem Francinai Neves, da turma de São Paulo.

 

Segundo a jovem Gysllainy, do Rotas em PE, “a formação nos ensina a como nos expressar e a como ocupar os nossos espaços”.

Impacto positivo – A educadora do IA Gabriela Moreira, que conduziu as turmas do primeiro semestre de 2023, avaliou que o Programa demonstrou o impacto positivo que a educação socioemocional tem nos jovens, mesmo à distância. “Com planos de aula muito bem estruturados e amparados sob conceitos atuais de educação, mercado de trabalho e as soft skills, e rompendo as barreiras territoriais como só a internet é capaz de fazer, chegamos com esse projeto em diversos territórios, com diversas vivências, que contribuíram para a jornada de jovens que costumam entrar no mundo do trabalho sem direcionamento e/ou oportunidades dignas. No Programa, conseguimos refletir, aprender e celebrar valores enquanto cidadãos, indivíduos e profissionais em construção, gerando autonomia para alcançar suas metas e sonhos”, contou Gabriela.

Depoimentos de alguns jovens participantes confirmaram a transformação que o Rotas e Travessias promoveu em suas vidas, como o de Francinai Neves, de São Paulo: “As minhas únicas experiências de trabalho foram em uma pequena loja e fazendo tranças. Sinto-me mais segura depois do Rotas. Desenvolvi ainda mais a autogestão, concilio meu tempo livre com os meus deveres, vejo as situações com outra perspectiva”.

Joelma Alves, também de São Paulo, disse: "Não faço ideia de como será o trabalho daqui dez anos, mas pelo que percebo, a tecnologia vai mudar o mundo. Já está mudando! E espero que facilite a vida para todos. No Rotas eu compreendi como isso impacta o meu futuro profissional e consegui melhorar a timidez e autogestão".

Para Rayane Carvalho, jovem da turma de Pernambuco, o aprendizado a fortaleceu: “Com o Rotas, eu consegui desenvolver a comunicação, lidar com situação de extrema pressão, entender os meus sentimentos e emoções e praticar a comunicação não violenta. Hoje vejo que consigo ser eu mesma e me sinto mais focada e com maior capacidade de conquistar um lugar no mundo do trabalho”.

Saiba mais – O Rotas e Travessias é um projeto piloto, de formação de jovens para o trabalho, iniciado em 2023, fruto da parceria Instituto Aliança e Fundação Forge, com o apoio da Fundação Zurique Santander, concebido no formato cem por cento virtual. Em 2023, foram 1307 jovens inscritos, 110 matriculados, 83% certificados e 31% já inseridos no mercado, nos dois meses dos quatro previstos para inserção.

Equipes IA e Forge em encontro técnico, em Buenos Aires, para desenho do Rotas e Travessias.

Da esq. para a dir., a coordenadora pedagógica Roberta Albuquerque e a diretora Ilma Oliveira, ambas do IA; a intérprete Sofia Izaguirre e a diretora pedagógica Vanesa Finkelstein, da Forge.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br