Mais de 200 professores da rede municipal de São João da Barra (RJ) participam de formação do Programa TPPF

 
 
 

Equipes TPPF, SEMED e InteliGENTES!. Coordenadores do Programa InteliGENTES! partilham aprendizados sobre livro de Edgar Morin. Celebração entre coordenadores do CE e equipes do RJ. Professores em roda de conversa. Professores de Projeto de Vida estudam planos de aula.


O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), uma parceria com a Chevron Brasil e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu, no dia 7 de agosto, uma formação para mais de 200 professores dos anos finais do ensino fundamental. Essa foi a maior formação já realizada pelo programa no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, e reforça a importância da educação socioemocional no currículo escolar. Com o tema “Práticas diferenciadas no contexto escolar”, a ação ocorreu no salão do Sindicato dos Servidores Públicos e permitiu que fossem compartilhadas com os professores novas estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas e na aprendizagem participativa.

Coordenadora dos anos finais, Rejane Soares destacou a importância da formação: “Ficamos interessados pela diversidade de práticas realizadas pelos professores nas aulas de Projeto de Vida, que podem contribuir com os demais docentes das nossas escolas e com o desenvolvimento do protagonismo dos alunos”.

A parceria entre o Instituto Aliança e a SEMED tem sido fundamental para expandir o alcance da formação em Aprendizagem Socioemocional, alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, 1.874 alunos são beneficiados pelo componente curricular Projeto de Vida no município, que busca fortalecer o protagonismo estudantil e a formação integral dos jovens.



Equipe TPPF e SEMED na formação de professores.

 

Professores do ensino fundamental 2 em atividade formativa.

 

Em grupos menores, professores participam de vivência.

 
Professor Alan Ferreira avalia formação.

  Assistente de Coordenação do TPPF, Larissa Maia, media debate com professores.

Luciana Oliveira, coordenadora local do TPPF, enfatizou a relevância dessa parceria: “Realizar a formação com a SEMED contribui para nossa expectativa de ampliar o número de educadores sanjoanenses que conhecem as bases teóricas e metodológicas utilizadas pelo programa”.

Durante o período de formação, também foi realizada a capacitação dos professores de Projeto de Vida para a 3ª fase do itinerário formativo. Ocorrido na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, entre os dias 19 e 21 de junho, com duração de 24 horas, esse treinamento contou com a presença de Pontes Neto e Joana Brandão, coordenadores do Programa InteliGENTES! do Ceará, que compartilharam suas experiências e metodologias aplicadas com os educadores de São João da Barra. Além disso, outros docentes da rede municipal também tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do programa, refletir sobre a educação e vivenciar metodologias ativas.


Professores e coordenadores na capacitação.

 
Janaína Monteiro, coordenadora-geral da SEMED, em atividade de formação.

  Pontes Neto em debate com professores de São João da Barra.
 
Formação das equipes TPPF e SEMED.

  Luciana Oliveira e Samara Amorim em atividade formativa.
 
Coordenadores celebram formação em clima de festa junina.

  Professores participam de vivência na capacitação para a 3ª fase.

A presença dos coordenadores do IA, que lideram um programa transformado em política pública estadual no Ceará, foi muito valorizada pelos docentes de Projeto de Vida. A professora Roberta Manhães comemorou: “Nossas energias foram renovadas. A troca de experiências e poder conhecer os resultados alcançados no Ceará nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que podemos realizar o mesmo aqui”.

Adenil Vieira, diretora do IA, celebrou o intercâmbio de experiências entre os programas: “É uma alegria ver a experiência exitosa do Programa InteliGENTES! do Ceará ser multiplicada para o Programa TPPF em São João da Barra. Formar educadores é uma das maiores ferramentas para alcançar os resultados que precisamos na educação. A implementação do componente Projeto de Vida nas escolas sanjoanenses é um importante passo na direção de conquistas ainda maiores”.


Professores participam de formação sobre práticas diferenciadas.

Parte dos professores do ensino fundamental 2 em formação.

Saiba mais – O Pprograma TPPF acontece no município de São João da Barra desde 2018, tendo atendido a 913 estudantes no contraturno escolar até o ano de 2022. A partir do ano de 2023 o programa se tornou disciplina da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental. A Chevron Brasil é o parceiro investidor do TPPF desde seu 1º ano de realização no município.

 
 
 
 

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