|
Equipes TPPF, SEMED e InteliGENTES!. Coordenadores do Programa InteliGENTES! partilham aprendizados sobre livro de Edgar Morin. Celebração entre coordenadores do CE e equipes do RJ. Professores em roda de conversa. Professores de Projeto de Vida estudam planos de aula.
|
O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF), uma parceria com a Chevron Brasil e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu, no dia 7 de agosto, uma formação para mais de 200 professores dos anos finais do ensino fundamental. Essa foi a maior formação já realizada pelo programa no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, e reforça a importância da educação socioemocional no currículo escolar. Com o tema “Práticas diferenciadas no contexto escolar”, a ação ocorreu no salão do Sindicato dos Servidores Públicos e permitiu que fossem compartilhadas com os professores novas estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas e na aprendizagem participativa.
Coordenadora dos anos finais, Rejane Soares destacou a importância da formação: “Ficamos interessados pela diversidade de práticas realizadas pelos professores nas aulas de Projeto de Vida, que podem contribuir com os demais docentes das nossas escolas e com o desenvolvimento do protagonismo dos alunos”.
A parceria entre o Instituto Aliança e a SEMED tem sido fundamental para expandir o alcance da formação em Aprendizagem Socioemocional, alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Atualmente, 1.874 alunos são beneficiados pelo componente curricular Projeto de Vida no município, que busca fortalecer o protagonismo estudantil e a formação integral dos jovens.
Equipe TPPF e SEMED na formação de professores.
|
Professores do ensino fundamental 2 em atividade formativa. |
|
Em grupos menores, professores participam de vivência. |
Professor Alan Ferreira avalia formação.
|
|
Assistente de Coordenação do TPPF, Larissa Maia, media debate com professores.
|
Luciana Oliveira, coordenadora local do TPPF, enfatizou a relevância dessa parceria: “Realizar a formação com a SEMED contribui para nossa expectativa de ampliar o número de educadores sanjoanenses que conhecem as bases teóricas e metodológicas utilizadas pelo programa”.
Durante o período de formação, também foi realizada a capacitação dos professores de Projeto de Vida para a 3ª fase do itinerário formativo. Ocorrido na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, entre os dias 19 e 21 de junho, com duração de 24 horas, esse treinamento contou com a presença de Pontes Neto e Joana Brandão, coordenadores do Programa InteliGENTES! do Ceará, que compartilharam suas experiências e metodologias aplicadas com os educadores de São João da Barra. Além disso, outros docentes da rede municipal também tiveram a oportunidade de conhecer a proposta do programa, refletir sobre a educação e vivenciar metodologias ativas.
Professores e coordenadores na capacitação.
|
Janaína Monteiro, coordenadora-geral da SEMED, em atividade de formação.
|
|
Pontes Neto em debate com professores de São João da Barra.
|
Formação das equipes TPPF e SEMED.
|
|
Luciana Oliveira e Samara Amorim em atividade formativa.
|
Coordenadores celebram formação em clima de festa junina.
|
|
Professores participam de vivência na capacitação para a 3ª fase.
|
A presença dos coordenadores do IA, que lideram um programa transformado em política pública estadual no Ceará, foi muito valorizada pelos docentes de Projeto de Vida. A professora Roberta Manhães comemorou: “Nossas energias foram renovadas. A troca de experiências e poder conhecer os resultados alcançados no Ceará nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que podemos realizar o mesmo aqui”.
Adenil Vieira, diretora do IA, celebrou o intercâmbio de experiências entre os programas: “É uma alegria ver a experiência exitosa do Programa InteliGENTES! do Ceará ser multiplicada para o Programa TPPF em São João da Barra. Formar educadores é uma das maiores ferramentas para alcançar os resultados que precisamos na educação. A implementação do componente Projeto de Vida nas escolas sanjoanenses é um importante passo na direção de conquistas ainda maiores”.
Professores participam de formação sobre práticas diferenciadas.
|
 |
Parte dos professores do ensino fundamental 2 em formação. |
Saiba mais – O Pprograma TPPF acontece no município de São João da Barra desde 2018, tendo atendido a 913 estudantes no contraturno escolar até o ano de 2022. A partir do ano de 2023 o programa se tornou disciplina da grade curricular dos anos finais do ensino fundamental. A Chevron Brasil é o parceiro investidor do TPPF desde seu 1º ano de realização no município.
| |