| |
Integrantes da mesa de abertura. Pronunciamento da auditora fiscal do trabalho, Darcylete Loureiro, na mesa de abertura do FNAP. Registro da participação do IA na pessoa de Carolina Conde, na “Feira de Aprendizagem”, ação do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional de Pernambuco. Carolina Conde na reunião virtual do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional de Pernambuco. Ingrid Pedrett e Bárbara Pereira durante reunião do FOBAP. |
Após cinco anos, o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional voltou a se reunir em Brasília, no dia 18 de junho, sob a coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro, que havia sido extinto em 2019, foi recriado em janeiro deste ano e tem o objetivo de discutir melhorias na Lei da Aprendizagem (nº 10.097) para ampliar as oportunidades de trabalho para a juventude brasileira. O Instituto Aliança (IA) foi uma das cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) a participar da atividade.
O IA foi representado pela sua diretora e coordenadora-geral da área de Direitos Humanos, Ilma Oliveira, que definiu a retomada do fórum como uma iniciativa fundamental para unir todos os agentes sociais – tanto o poder público quanto as diversas expressões da sociedade civil – no enfrentamento das violações de direitos contra jovens e adolescentes. Para ela, o retorno representa um avanço histórico na agenda de proteção da juventude brasileira.
“A retomada desse encontro e dos espaços de defesa das políticas de juventude é fundamental para que possamos, enquanto sociedade, avançar nas ações afirmativas. O fórum, que foi extinto durante o governo Bolsonaro, agora retorna com força total, incluindo diversos setores, como empresários, empresas, governos e sociedade civil. Foi um momento de alimentar a esperança em darmos continuidade a essa que é a principal política pública voltada para jovens e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis”, avaliou a diretora do IA.
Pronunciamento da mesa de abertura do FNAP. |
|
Magno Lavine, secretário de Qualificação, Emprego e Renda em pronunciamento de abertura do Fórum Nacional de Aprendizagem – FNAP. |
Integrantes do fórum atentos à discussão do Regimento Interno. |
A programação foi alternada entre momentos de deliberação – como a aprovação do Regimento Interno do Fórum – e de debates focados na definição de prioridades que guiarão a atuação no próximo biênio. Nas discussões, a promoção da recomendação 208 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujas diretrizes têm o objetivo de preparar a juventude para as mudanças contemporâneas e futuras no mercado de trabalho, foi estabelecida como passo fundamental para o avanço da aprendizagem no país.
No espaço, também foi discutida a integração do novo ensino médio com o programa de aprendizagem, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Além disso, ficou decidido que será realizado um seminário para debater o futuro da juventude após o término dos contratos de aprendizagem, assim como para elaborar estratégias de fortalecimento de conexões com o setor empresarial.
A reunião foi conduzida por João Victor da Motta, diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), que destacou que a Lei do Aprendiz é a política pública trabalhista que mais impacta jovens no Brasil. "Reestabelecer esse fórum de discussão, envolvendo entidades formadoras, empresários, trabalhadores e outros órgãos públicos, é essencial para tornar a aprendizagem mais inclusiva e alinhada com a realidade do mercado de trabalho e das necessidades dos jovens", ressaltou Motta.
Participantes do Fórum de Aprendizagem na reunião plenária. |
|
Integrantes do fórum na discussão do Regimento Interno. |
João Victor da Motta, diretor do Departamento de Políticas de Trabalho para a juventude do MTE, na coordenação dos trabalhos.
|
Fóruns estaduais – Em nível estadual, vale destacar que o Instituto Aliança tem estado bastante ativo nos Fóruns de Aprendizagem Profissional da Bahia e de Pernambuco. “Ter o Instituto Aliança participando deste fórum é bastante relevante, já que a partir disso podemos debater questões relacionadas à empregabilidade na juventude, seus direitos, deveres e desafios encontrados neste cenário”, avaliou a coordenadora de Inserção do IA, Bárbara Pereira, sobre o Fórum Baiano de Aprendizagem profissional (FOBAP), que comemora 15 anos de existência. Ela definiu o espaço como um ambiente propício para a consolidação de parcerias.
“Participar das reuniões mensais nos traz também a possibilidade de fortalecer as nossas parcerias com as instituições certificadoras, estabelecer novas conexões e fazer articulações em favor da juventude, além de discutirmos sobre os desafios do trabalho na modalidade de aprendiz”, completou Bárbara.
Em Recife (PE), o IA é representado pela coordenadora de Empregabilidade e Inserção do Programa Com.Direitos, Carolina Conde, nos encontros do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (FOPAP). “Desde a nossa participação no fórum, a teia de acesso às oportunidades de empregabilidade junto aos órgãos públicos, empresas privadas e entidades, através de seus parceiros, vem aumentando as chances de inserção e tornando nossa ação mais conhecida e efetiva diante dos parceiros”, avaliou.
Em ambos os estados, ocorrerão Feiras de Aprendizagem, construídas a partir dos fóruns. Esses espaços são fundamentais por darem centralidade a pautas como a garantia de todos os direitos trabalhistas à juventude e a elaboração de estratégias para o incentivo à frequência escolar e qualificação profissional. Para Carolina, “o Fórum de Aprendizagem é, sem dúvidas, um espaço estratégico, importante em nível de fomento e fortalecimento de parceria, imprescindível para discutir a agenda da empregabilidade e caminhos que nos deixem mais próximos de alcançar o nosso objetivo, que é beneficiar adolescentes com a oportunidade de vivências laborais dignas e de qualidade”.
 |
Foto parcial de integrantes do FNAP.
|
Foto oficial da 1ª reunião de retomada do FNAP.
|
Bárbara Pereira e Ingrid Pedrett representando o Instituto Aliança no Fórum Baiano de Aprendizagem Profissional.
|
| |