Missão e princípios

O Instituto Aliança desenvolveu ao longo dos anos um conjunto de valores, princípios e pressupostos pedagógicos, fundamentados em sua visão e missão e que dão base à elaboração das Propostas Pedagógicas dos seus Programas e Projetos. Estes valores e princípios expressam a visão de pessoas, de sociedade e de educação adotada pela Organização, aspectos imprescindíveis para a construção do seu projeto político-pedagógico.

Missão

Educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável em âmbito nacional.

Princípios fundamentais

  • A vida é o mais básico e universal dos valores.
  • Nenhuma vida humana vale mais do que a outra.
  • Toda pessoa nasce com um potencial e tem o direito de desenvolvê-lo.
  • Para desenvolver o seu potencial, as pessoas precisam de oportunidades.
  • Além de ter oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolhas.
  • As pessoas, organizações, comunidades e sociedades devem ser dotadas de poder para participar das decisões que as afetam.

Princípios do Paradigma do Desenvolvimento Humano, elaborado por Amartya Sen, com redação adaptada pelo Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, in: Costa, Antônio Carlos & Duarte, Cláudio Nunes. Educação para os Direitos Humanos, Instituto Aliança com o Adolescente, Salvador, Bahia, 2004.

Com referência ao jovem

  • Relação com o jovem: visto como parceiro – solução e não como problema.
  • Perfil do jovem que queremos formar: autônomo, solidário e competente.
  • Fortalecimento da identidade e o projeto de vida/plano de carreira como eixos estruturadores da formação.

Com referência ao educador

  • Crença de que o educador é a coluna vertebral do processo formativo e a relação educador – educando é base da transformação do jovem. Formar educadores protagonistas melhorando sua capacidade de formar líderes protagonistas.
  • Crença de que é a relação de confiança e o vínculo com o educador que liberta e transforma o jovem.

Com referência aos pressupostos metodológicos

  • Aposta em um modelo de educação profissional que alia o desenvolvimento de competências para o século XXI e a criação de oportunidades.
  • Trabalho com metodologias participativas que estimulam o protagonismo e a autonomia dos jovens.
  • Trabalho com foco na formação integral do jovem, envolvendo os quatro pilares da educação (Jaques Delors: aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer), cujos eixos são o Fortalecimento da Identidade e os Projetos de Vida.

Com referência às alianças e parcerias

  • Atuação através de programas intersetoriais, estimulando a corresponsabilidade dos três setores: envolver diferentes atores sociais para que apoiem ações que contribuam para melhoria da qualidade de vida das juventudes.
  • Corresponsabilidade entre setores: formação de alianças estratégicas construídas com base em propósitos comuns, envolvendo iniciativa privada, setor público, terceiro setor, centros de pesquisa e universidades, em favor da causa juvenil.

Com referência à escola e à família

  • Através da aliança com a escola, buscar impactar o desempenho acadêmico do jovem e a qualidade do ensino.
  • Crença no trinômio família – escola – trabalho, para dar respostas aos jovens, seja através das políticas públicas, seja através de programas sociais.
  • A família é um aliado fundamental e por maiores que sejam as dificuldades não devemos desistir de tê-los como parceiros e de ampliar o impacto do projeto social, de forma a trazer benefícios também para a família.
  • Os bons modelos de intervenção devem buscar influenciar as políticas públicas de juventude ou se transformar em uma delas.

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